quinta-feira, 31 de março de 2011

Olimpíadas Escoteira em Pureza


No dia 28 de Março a Chefia do G.E. Guy de Larigaudie 02/RN reuniu todos os membros juvenis para tratar dos últimos detalhes da viagem para a cidade de Pureza-RN no proximo dia 01 de Abril (sexta-feira) onde lá participaremos da 1° Olimpíadas Escoteira que será realizada pelo G.E. Local. O Diretor Presidente Francisco Flávio Ribeiro dêu os últimos avisos necessários para que os escoteiros pudessem ficar alerta para hora de saída da cidade de Macau. As Olimpíadas acontem nos dias 2 e 3 de Abril na cidade de Pureza-RN, agora é aguardar novas postagens do evento e bons resultados. SEMPRE ALERTA!

Morre o Ex-Vice Presidente da República do Brasil José Alencar

Os Escoteiros do Brasil registram o profundo pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, ocorrida no dia 29 de março, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997.

Nota de pesar pelo falecimento do ex-vice-presidente José AlencarNascido em 1931, José Alencar foi o 11º filho de um total de 15 do casal Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. O ex-vice-presidente nasceu em um povoado às margens de Muriaé, no interior de Minas Gerais, e desde sua infância foi um empreendedor, trabalhando a partir dos sete anos de idade.

Aos 12 anos ingressou no Escotismo, cujas atividades sempre lembrou com carinho, reconhecendo repetidas vezes a contribuição do Escotismo em sua formação, afirmando, inclusive, que somente suportou enfrentar dolorosos momentos da doença, porque "O Escoteiro tem fibra, é alegre e sorri nas desventuras", fazendo constantemente menção aos valores propostos pela Lei Escoteira.

No final do ano de 2010 A União dos Escoteiros do Brasil concedeu ao então vice-presidente Jose Alencar a Medalha de Gratidão – Grau Ouro da UEB, bem como uma placa alusiva a todas as referências elogiosas que fazia ao Movimento Escoteiro. Naquela oportunidade o escoteiro José Alencar emocionou-se ao receber o Lenço da UEB das mãos de uma lobinha e uma escoteira, e fez um relato cheio de recordações de sua vida escoteira.

A UEB lamenta a perda de um homem que serve de exemplo, tanto por sua missão política como suas ações nos empreendimentos particulares, e que, principalmente, deu exemplo de dignidade ao Brasil e ao Mundo por ocasião dos momentos difíceis de sua vida, como um verdadeiro escoteiro.

Estamos certos de que José Alencar já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.

Fonte: escoteiros.org

Assembléia Regional 2011

O Grupo participou nos dias 19 e 20 deste mês (março) da Assembléia Regional que aconteceu na cidade de Jardim de Piranhas-RN, o grupo enviou 9 participantes para assembléia regional com direito a 3 votos nas decisões propostas pela assembléia. Na ocasião o Diretor-Presidente do 2° RN/G.E. o escotista Francisco Flávio Ribeiro foi agraciado por solicitação do escritório regional com a medalha de bons serviços e também na assembléia o Chefe do Ramo Escoteiro e Dir. de Comunicação do G.E. foi nomeado pela equipe técnica regional como Coordenador de Atividades do Ramo Escoteiro na área a qual o grupo faz parte, onde abrange vários outros grupos da cidades circunvizinhas.



HISTÓRIA DO ESCOTISMO E DE SEU FUNDADOR 
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell à luz a 22 de Fevereiro de 1857, (LONDRES) mentor e fundador do escotismo, logo nos primeiros passos da juventude militar, (1876) prestou exames na Academia Militar e logo em seguida por sua aplicação recebeu a patente de Alferes do Regimento de Hussardos n.º 13 e o transferiram para as Índias, então possessão inglesa e desde cedo distinguiu entre seus pares não só pelo zelo no cumprimento dos seus deveres, mas também nas habilidades desportivas e boa camaradagem, culminando em 1883, com a idade de 26 anos, ser elevado a honraria militar de Capitão e Ajudante do Regimento. Em 1893 foi escolhido para uma missão especial contra os Povos Ashanti, (Índias), pois seu Rei nativo estava levando seus discípulos e Estado Indígena a graves complicações sociais e econômicas, quando BADEN POWELL foi enviado como adido militar comandante-em-chefe de uma expedição para restabelecer a ordem dos grupos antagônicos. Marchando com seus homens, POWELL por longos 200 km através de densos bosques e florestas, varando rios caudalosos, o protagonista POWELL com seu pioneirismo aprendeu a maneira prática e útil de construir pontes, sobreviver nas florestas, ouvindo aqui e acolá, ensinamentos e ditos populares como "devagar devagarzinho se apanha o macaquinho" que veio a ser o seu ditado preferido. Engalanou-se com um chapéu de aba larga pela primeira vez na operação dos Ashanti e os nativos chamaram-lhe, por isso, "Kantankye" ou "chapéu grande" e terminada a expedição foi promovido à patente de Coronel e pouco depois se punha a caminho do que ele dizia ser "a melhor aventura da vida "A Guerra dos Matabeles, hoje Zimbabwe, a antiga Rodésia, por onde haviam um grupo de imigrantes ingleses, (colonizadores) considerados pelos nativos como invasores levando-os a sublevação com o massacre de colonos, obrigando-os ao refúgio nas montanhas, perdendo seus bens e até entes queridos. Os nativos, também em guerra, refugiaram-se nas mesmas regiões dos colonos, mas sabiam os segredos das montanhas. Havia lugares difíceis de atingir, pois as suas grandes rochas ofereciam muitos perigos e Powell foi encarregado da explorar aquelas terras, mas sua missão não era fácil, pois tinha de descobrir o paradeiro do inimigo e o que era mais difícil, como atingir suas fortalezas. Perdeu muitas noites nas expedições de exploração, mas era tão bem sucedido, que quase sempre guiava os soldados ao lugar ideal para o ataque. Desenhou mapas de grande valor na estratégia militar e foi durante esta campanha que ele se tornou conhecido como um grande explorador e os povos nativos, os Matabeles o intitularam de "Impisa", "o lobo que não dorme".

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Lobo e filhote - o lobo que não dorme.
O LOBO QUE NÃO DORME

Mas Powell era um sorrateiro lobo e sabia que gritavam com ódio o seu nome e o ameaçavam com toda a espécie de torturas caso o capturassem e suas experiências de observação e dedução, bem como muitos dos episódios que viveu, foi por ele mais tarde aproveitados na educação dos jovens Escoteiros, os filhos do LOBO QUE NÃO DORME. Em seguida confiaram ao LOBO o comando do Regimento de Dragões 5, então em serviço na Índia e muito lastimou, mas fiel as ideais militares da FORÇA MILITAR DA INGLATERRA dedicou de corpo e alma ao novo trabalho, com entusiasmo e eficiência. Procurou que os seus soldados encontrassem a felicidade mesmo nas dificuldades e procurou conquistar-lhes rapidamente a confiança. A realização mais importante de BADEN POWELL foi seus métodos de treinamento e dedicação a estratégia militar, e dividia seis soldados em pequenas unidades de meia dúzia, gerando daí, a que nós depois no Escotismo chamaríamos Patrulhas - sob o comando de um deles - o nosso Guia de Patrulha. Aqueles que melhor desempenhassem os seus deveres tinham o privilégio de usar uma insígnia especial - uma Flor de Lis - que na bússola indica o rumo do Norte. Em 1899 POWELL regressou à Inglaterra e arquitetou outro empreendimento, sempre nas lições trazidas da Índia, em especial, o manuscrito de um pequeno livro chamado "Aids to Scouting" ("Auxiliar do Explorador") que continha as palestras que fizera aos seus soldados, com muitos exemplos de observação e dedução. Antes que o livro fosse publicado, já ele estava de novo a caminhos da África do Sul, onde se preparava uma Guerra com os Boers. Chamara-lhe a atenção, para seu orgulho militar e de cavalheiro, que seu livro "Aids to Scounting" tinha sido adotado como compêndio na educação da juventude inglesa, e um dos precursores do escotismo, Sir William Smith, fundador da Brigada dos Rapazes, pediu a POWELL que adaptasse os métodos de exploração à formação dos jovens. POWELL sem rogar, estudou um plano e em 1907 fez um acampamento experimental na ilha de Brownsea, com duas dezenas de rapazes de todas as classes. Este acampamento foi tão bem sucedido que resolveu escrever tudo o que tinha ensinado à volta do "Fogo de Conselho". Assim nasceu o "Escotismo para Rapazes". 

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - scouting for boys - Baden Powell
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escotismo para rapazes
Primeira ediçaoOutra edição

Foi primeiro publicado em fascículos quinzenais, nos primeiros meses de 1908. Os rapazes buscavam-no por toda a parte e rapidamente formaram Patrulhas com os seus amigos. O número cresceu depressa – e pelos fins de 1908, havia 60.000 Escoteiros, causando, inclusive, problemas de ordem material, pois o LOBO QUE NÃO DORME teve que se esforçar muito para conseguir insígnias, uniformes, cartões de filiação, tamanho o sucesso alcançado pelo escotismo nos ideais fundados do grande militar BADEN POWELL. Seu movimento cresceu tanto que em 1910, compreendeu-se que o escotismo seria a obra a construir os novos cérebros e uma juventude sadia. Baden Powell vendo o crescimento do escotismo e levado por esse idealismo exonerou-se das Armas Inglesas, onde havia chegado ao galardão de Tenente-General, e em uma segunda etapa, voltou-se inteiramente a consolidação de seus ideais no escotismo.
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA
.
ENTENDA O BUREAU - O SÍMBOLO DO ESCOTISMO
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - bureaus escoteiros - flor de lis escoteira


 IMAGENS HISTÓRICAS DE BADEN POWELL

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA  - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica